Cidadania das pessoas com deficiência e a politica

Não entendo a mania , que grande parte das falas sobre a inclusão das pessoas com necessidades especiais, de abstrair a esfera politica que deve sustentar essa fala. Não há como fingir que a temática do direito desse segmento da sociedade  e sim  um tema politico , de interesse publico e, sobretudo, não será solucionada magica, ou pior, as custas de uma ‘bondade coletiva’ que é um dos grande engano do que chamamos de ‘movimento das pessoas com deficiência.’ O  fato é, que cidadania não é e nunca será, uma concessão, mas uma conquista politica . não é a ‘fadinha da APAE’ que vai resolver o nosso problema.
O segmento das pessoas com deficiência tem extremar dificuldade em tomar para si o papel principal do debate politico sobre os seus direitos. Diferentemente de outros grupos sociais que assumi uma postura de protagonistas, o movimento negro e ‘LGBT’, por exemplo, no caso das pessoas com deficiência essa ‘fala’ politica é delegada, quase sempre a um ’outro’. Em virtude desse ‘acanhamento’ . há um grande hiato no campo dos comprimento dos direitos desse segmento.

Politizar o debate a respeito da inclusão , me parece ser um imperativo para que a cidadania de 24 milhões de brasileiros saia dos obscurantismo e ganha o destaque devido.    

Postar um comentário

0 Comentários