Repórter sobre rodas


Projeto jornalístico apresenta novas perspectivas de comunicação e interatividade para pessoa com deficiência




A série de reportagens ‘repórter sobre rodas’, projeto realizado pelo  jornalista Fabio Fernandes, no período de 2019 e 2020, é uma experiência de ampliação  das possibilidades da presença da pessoa com deficiência no contexto da comunicação social e na perspectiva de representação desse segmento social no ambiente da mídia. A série de reportagens- produzidas , dirigidas e apresentadas  pelo jornalista Fabio Fernandes , para a Secretaria municipal da pessoa com deficiência e tecnologia  do Rio de Janeiro abri uma nova janela de interatividade entre o individuo com necessidade especiais  na esfera social do nosso país, como alguém com potencial de comunicar, de falar, a partir das suas próprias experiencias. Vale apena registrar que o jornalista Fabio Fernandes, que apresenta um quadro grave de paralisia cerebral, sem oralidade, já vinha  produzindo um programa de entrevista ’papo cabeça com pé’ que já  procurava estimular o protagonismo do ponto de fala da pessoa com deficiência  grave.

 O projeto ‘Repórter sobre rodas’ consiste na produção de matérias, produzidas em vídeos e veiculada no canal do youtube  da Secretaria municipal da pessoa com deficiência e tecnologia. O conteúdo das pautas é concebido a partir das experiencias vivenciadas por pessoas com deficiência, seus familiares e funcionários do Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência, localizado em Campo Grande. Esse aspecto já sustentaria o projeto   Repórter sobre rodas como produto de relevância no campo da comunicação institucional , governamental . que deve se alimentar da pluralidade da diversidade de abordagem. Mas há, para além dessa importância, que o repórter sobre rodas, traz em si, há um elemento que sedimenta ainda mais o aspecto inovador. A narrativa das reportagens avança para um novo sentido , como já dizemos antes, o jornalista Fabio Fernandes, apresenta um quadro de deficiência neurológica grave , e por isso  não possui oralidade, isso impõe uma evidente limitação na execução de qualquer conteúdo midiático , sobretudo em vídeo , ambiente onde a narrativa oral do repórter assumi um valor imperativo , de assinatura. Quando não se tem esse carimbo da fala do repórter é preciso se recriar elementos, formas, conexões , para que esse repórter conte a história , narre os fatos de sua reportagem , e é esse o grande ‘pulo do gato’ no caso do repórter sobre rodas.

Como é ser um repórter que não fala?

‘Quando eu comecei a trabalhar, como repórter da então secretaria extraordinária de comunicação da prefeitura do rio, eu jamais imaginava em está à frente de uma câmera, eu me garantia no texto, ali era ‘meu lugar’ , o meu campo de fala até então, estava bem definido entre o lide e o pé do meu texto . toda via, o que houvera me feito optar pelo jornalismo tinha sido, justamente, o fato do jornalismo ser uma profissão em que as regras existem para serem quebradas. E de certa forma, quando eu ia fazer uma matéria de rua, eu estava batendo a minha cota de ‘jornalista revolucionário’. Mas, a minha voz continuava escondida entre as letras do meu texto .

Com o surgimento do youtube, eu comecei a experimentar a linguagem da edição de vídeo. Mas, nem em sonho me achava  capaz de construir uma narrativa jornalística  em vídeo. Felizmente eu estava enganado, graças a Deus, esse engano me permitiu abrir uma janela para despertar um  novo momento da minha vida profissional que me faz saltar sobre as minhas certezas , para ir ver onde o meu oficio de jornalista pode me levar.

É fundamental se entender essa série de reportagens que formam o projeto ‘repórter sobre rodas’ como um experimento jornalístico que insere novas formas de se está presente  no campo da interatividade comunicacional. Acredito que é sim , tarefa de profissionais da comunicação social alargar as possibilidades de fala de segmentos desfavorecidos socialmente. Este é, na minha percepção , o real legado de experimentos como o do repórter sobre rodas.

 

Postar um comentário

0 Comentários