Workshop

Workshop de teatro inclusivo Arte Viva 

Possibilidades de arte inclusiva 

O  Workshop de teatro inclusivo Arte Viva, projeto de afirmação do protagonismo cultural das pessoas com deficiência, premiado pelo edital cultura inclusiva na rede, em sua primeira edição, promovida no ano de 2022, pela Secretaria de cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.  É uma realização do jornalista, autor e diretor de teatro, Fabio Fernandes, que apresenta deficiência física severa, devido a uma paralisia cerebral. A execução da proposta do Workshop de teatro inclusivo Arte Viva  transcorreu de forma (presencial/ virtual) .

A etapa presencial compreende três (3) encontros, de quatro (04) horas, totalizando 12 horas, entre o proponente e autor do projeto, Fabio Fernandes e alunos(as) de teatro, com e sem deficiência, de diversas faixas etárias, do grupo Arte dos Suburbanos. Esses três encontros foram filmados e um compilado em  vídeo, com duração de 30 minutos, disponibilizado no canal soumaisobjetivo da plataforma youtube, em conformidade com as imposições do edital. O vídeo está disponível desde o dia 29 de janeiro, às 20 horas  

o conteúdo programado do Workshop é baseado na experiência do proponente à cerca das possibilidades de interação de pessoas com deficiência na cena teatral.  Por intermédio de dinâmicas e exercícios teatrais, Fabio fernandes, propõe uma percepção mais profunda a respeito interatividade das pessoas com necessidades especiais no ambiente cultural, especificamente na cena teatral.

Saiba mais



O  Workshop de teatro inclusivo revela a partir desse diálogo entre as possibilidades cênicas das pessoas com necessidades especiais e as linguagens corporais que expressem a diversidade humana, Fabio elaborou uma gama de exercícios e dinâmicas teatrais que possibilitou uma visão mais profunda do fazer teatral, no aspectos artístico, de comunicação cênica. Foi esse o princípio de todo o conteúdo do Workshop. A proposta dos exercícios é como o lugar da diversidade- experiência pela a interação teatral, entre pessoas com e sem deficiências, pode resultar em uma rica experiência teatral. A elaboração do conteúdo ministrado pelo proponente foi pensado no intuito de se provocar a reflexão  sobre como a interação cultural entre pessoas com e sem deficiência possibilita uma cenário artístico cultural mais rico e plural.   

 As práticas desenvolvidas nas oficinas, realizadas no espaço cultural da Lona Cultural Municipal Terra em Guadalupe, giram em torno as possibilidades de inserir as pessoas com necessidades especiais no contexto teatral, naquilo que esse indivíduo tem de potência no contexto cultural e que queira Deus, reflita na concepção social que se tem desse segmento da sociedade. O plano das atividades realizadas durante a oficina reuni dinâmicas corporais, exercícios de compreensão dos sentidos humanos e improvisações direcionadas ao objetivo temático do Workshop de teatro inclusivo Arte Viva. O conteúdo das dinâmicas propostas aos alunos também buscou dialogar com outras formas de arte, assim como com a música, tiveram três exercícios com a presença da música como motivador cênico, exemplificamos isso em nosso vídeo em trecho em que exibimos a dinâmica baseada na musica “O circo”- composição de sidney miller.

A etapa virtual do trabalho, deu-se em cumprimento da exigência requerida pelo edital cultura inclusiva na rede, com a disponibilização de um vídeo com duração aproximada de 33mins contendo um compilado dos encontros do Workshop de teatro inclusivo arte viva veiculado no canal soumaisobjetivo do youtube.

O Workshop  contribui para que se pense em novos paradigmas culturais que traga maior visibilidade para  as pessoas com necessidades especiais, tendo como prisma, o  olhar que realce suas possibilidades e seus potenciais, seja no âmbito na arte, na esfera social e cultural. A compreensão que pretendo revelar através desses três encontros – que constituiu o   Workshop de teatro inclusivo arte viva, bem como sua compilação em vídeo , disponibilizado no youtube- é a de provocar uma  percepção inclusiva em educadores e de atores da cena cultural , especialmente da cena teatral , para a amplitude de possibilidades que as pessoas com deficiências trazem para o cenário social e cultural e como pode ser enriquecedor a interatividade de atores com necessidades especiais no contexto cultural brasileiro.

Finalizo esse relatório de atividades do Workshop de teatro inclusivo arte viva agradecendo a imprescindível parceria do grupo Arte dos Suburbanos, na pessoa no seu diretor Jairo Santos, e da Lona Cultural Municipal Terra e a Associação Balaio Cultural que administra esse belo espaço de cultura e inclusão.


Postar um comentário

0 Comentários