Oficina de teatro abre novos horizontes para alunos da Escola Municipal Jacques Raimundo


A experiência teatral como instrumento de transformação da percepção do mundo. Esse é o objetivo do projeto "Teatro em versos: uma aposta", realizado desde o início desse ano com alunos do 8º e 9º da Escola Municipal Jacques Raimundo, que fica em Realengo. O projeto é uma ação do Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (Proinape), vinculado à Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa, que acontece todas as quartas-feiras, conta com a participação de 40 estudantes entre 13 e 16 anos.

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, professora Margareth Franco, as oficinas são elaboradas a fim de criar dinâmicas que sejam capazes de fomentar discussões e reflexões que perpassem pelo cotidiano escolar e pela vida dos adolescentes, como exclusão, violência e respeito às diferenças.

- As nossas oficinas acontecem sempre no contra turno da escola, ou seja, o aluno que estuda pela manhã frequenta a oficina no turno da tarde e vice-versa. Durante os nossos encontros, a gente realiza dinâmicas de grupo, exercícios de teatro e atividades de poesias faladas. Não há planejamento fixo, estático, a gente sempre pensa as nossas atividades observando o que aconteceu com nosso grupo de alunos na semana anterior. Se surgiu um assunto, uma questão relevante, será em cima daquilo que a gente vai trabalhar – explicou Margareth.

O conteúdo programático das atividades é sempre pensado levando em conta as demandas trazidas pelos alunos e tem como foco primordial a abordagem de temas comuns aos dilemas da adolescência. O que, segundo Margareth, é vital para manter a vivacidade do programa e o interesse dos participantes no projeto.

A aluna Beatriz de Almeida Domingues, de 13 anos, disse que a escola passou a ser um espaço de oportunidades de vivência de novas experiências com a oficina de teatro, sendo um novo ambiente de aprendizado e enriquecimento cultural:

- A escola é o lugar que vai me possibilitar ter um futuro melhor e seguir meu sonho. Daqui para frente, eu participo de todas as atividades que forem oferecidas na escola.

Criado em 2010, o Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (Proinape) tem a missão de atuar nas escolas de toda rede para auxiliar as unidades na solução de problemas, visando a melhora do processo educativo e de interação do núcleo escolar.

A diretora-adjunta da Escola Jacques Raimundo, professora Patrícia Cristina de Lima, afirmou que a atuação do Proinape na unidade com o projeto "Teatro em versos: uma aposta" é bastante positiva na interlocução entre os alunos e a escola; um canal para expor, muitas vezes, problemas e conflitos.

- O projeto vem contribuindo muito para mudança de perspectiva dos alunos. Desde que o projeto foi implementado, a escola já percebeu que o interesse e a motivação dos alunos aumentaram. Muitas questões que esse aluno não teria coragem de falar na sala de aula, e que são fundamentais para a vida dele, acabam vindo à tona durante a oficina, permitindo que possamos intervir e ajudar – contou Patrícia.

A oficina de teatro propõe abrir as cortinas para um novo cenário com novas formas de compreender o processo de formação intelectual e humana dos jovens. O projeto visa fazer do teatro um instrumento de promoção do protagonismo dos alunos.

Para as alunas Emanuelle Martins, de 15 anos, e Silene Manhãs Neves, 13 anos, a oficina de teatro é um espaço importante para aprender e se tornar "alguém no futuro".

- Está fazendo a oficina de teatro é uma forma de participar da cultura e fazer com que a gente seja uma pessoa melhor no futuro – explicou Emanuelle.

Postar um comentário

0 Comentários