Creches inclusivas integram crianças com e sem necessidades especiais

Integrar crianças, possibilitar uma maior autonomia e colaborar para a reabilitação de meninos e meninas com e sem necessidades especiais são os principais objetivos das creches inclusivas da Prefeitura do Rio. Desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, desde 2010, elas têm capacidade para atender 370 bebês e crianças na primeira infância, entre onze meses e três anos e onze meses, nos Centros de Referência da Pessoa com Deficiência de Campo Grande, na Zona Oeste, e Vila Isabel, na Zona Norte, onde a inclusão, o afeto e o respeito ao próximo, são lições aprendidas, literalmente, de berço.
Nesses espaços inclusivos, as crianças participam de diversas atividades lúdicas, que buscam estimular o desenvolvimento e a convivência delas, respeitando as características de cada uma e tornando o preconceito absolutamente secundário.
A supervisora da creche inclusiva de Campo Grande, Morgana Buscacio, explica que a metodologia utilizada é de interação entre as crianças com e sem necessidades especiais:
 - Nossos alunos entram às 8h e tomam café da manhã juntos. Em seguida, fazemos uma dinâmica pedagógica, com apresentação deles e momento musical. Depois dessa interação eles participam das atividades do Centro, como: teatro, judô, ginástica artística e rítmica, balé e informática.
As crianças com necessidades especiais inseridas no programa, além de participar das atividades da creche, também contam com os atendimentos terapêuticos realizados no próprio local, como estimulação precoce com atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. O intuito é fazer com que a creche ofereça também o atendimento de reabilitação para que os pais dessas crianças possam trabalhar.
O programa das creches inclusivas é uma referência nacional. Além do convívio inclusivo adotado há décadas, crianças com deficiência não precisam ser deslocadas pelos familiares para receber estimulação, diminuindo sequelas na fase adulta, pela continuidade das terapias, e dando maior liberdade e segurança aos pais.
- A nossa experiência mostra que o fato da nossa creche ter crianças com e sem necessidades especiais é vital para a inclusão. Observamos que as crianças sem necessidades especiais acabam ajudando as que têm algum tipo de limitação. Isso faz com que elas aprendam a respeitar e conviver com as diferenças – enfatiza a supervisora da creche, lembrando que no passado havia uma certa resistência das famílias que tinham filhos sem necessidades especiais, incluídos no mesmo ambiente das outras.
- Alguns pais de crianças sem deficiência tinham um olhar preconceituoso em relação às que tinham necessidades especiais. Hoje eles têm uma visão muito menos preceituosa, muito mais bonita em relação às crianças com necessidades especiais.
As unidades contam com salas de atividades, berçário, lactário, fraldário, brinquedoteca, biblioteca e sala de leitura, além de área administrativa.

 Em 2013, a creche de Campo Grande teve sua estrutura totalmente reformada. Em 2015, foi a vez de Vila Isabel passar por melhorias.

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