É preciso politizar a inclusão

   É fato : a politica é o melhor modo  que o homem inventou para ‘tentar’ solucionar seus conflitos da esfera coletiva , isso significa dizer que a politica é , definição , o lugar em que a gente ‘se resolve’ como sociedade . no  caso da  inclusão das pessoas com deficiência , essa regrinha básica da sociologia não é observada, o que permeia o debate sobre o reconhecimento da cidadania de 24 milhões é, ainda o discurso idiota e altamente demagogo das chamadas ‘entidades de defesa dos direitos das pessoinhas especiais ,  entidades que via de regra tem todos os interesses,  menos que as pessoas com deficiência gozem de plena cidadania . É preciso que  diga-se parte dessas entidades tiveram um papel importante , lá na década de 80, no tempo da chamada redemocratização do País, toda via ‘o tempo na janela e só Caronina não viu’ , em outras palavras, esse grupo de entidade  não souberam atualizar seu modo de interagir com os demais segmentos sociais, ou seja , de politizar uma temática que precisa sair do altar dos axiomas, e ser debatida na sua complexidade, o que não quer outro ‘tipo’ de entidade, as famigeradas entidades filantrópicas que, literalmente , sobrevivem muito bem da exclusão  - as APAE’ e a AACD, terminada pelo teletonto, representam o lado lucrativo desse cenário, afinal de contas enquanto o Estado brasileiro é incapaz de conceber um sistema de educativo de fato inclusivo a APAE continuará sendo altamente rentável.
Vocês logo vão ver que com esse arcabouço representativo não há possibilidade de tornar o debate da inclusão  em algo minimamente racional, que saia do sentimentalismo das professorinhas que discursam belamente sobre a importância de uma escola inclusiva , mas que se mantem nas escolas especiais. Ueh. Como alguém pode se opor a exclusão escolar e atuar, profissionalmente num modelo de escola que representa exatamente essa exclusão ? sei que estou sendo cruel , toda via essa minha crueldade é um salzinho que quero colocar nesse assunto que está mais paralisado do que eu , na minha cadeira de rodas.  E por que isso acontece? Pela a falta de um debate serio  honesto e politico sobre a cidadania de 14¨% da população brasileira,  
Eu tenho 40 anos desses, pelo o menos uns 25 , eu me relaciono , de diferentes modo a questão da inclusão das pessoas com deficiência. Pois bem , durante esse tempo, eu nunca vi alguém se declarar contra a essa demanda , o que  me obriga fazer uma pergunta muito simples: se todo mundo é a favor da inclusão , porque ela não acontece de fato? Estou começando a achar que o melhor jeito de algo não se tornar realidade é , justamente. Todos serem ‘a favor’.
É preciso tirar o tema da inclusão do altar das teses boazinhas , que  todo mundo finge que apoia , para inseri-la no debate politico ,  que nos imponha conceber um cenário sócio econômico em que a cidadania das pessoas com deficiência seja um direito e não algo subordinado a ‘caridade’ das pessoas boazinhas.  

Postar um comentário

0 Comentários