Identidade cultural e inclusão das pessoas com deficiência

 Precisamos compreender o processo inclusivo como algo que mude a ótica sobre o individuo com deficiência , transforme essa visão vitimadora, que ate hoje é a tônica na percepção social a respeito desse segmento,  e conceba um cenário em que, apesar  de eu não fale , não ande, não me movimente , do jeito que o teu olhar aprendeu a vê, possamos existir , conviver , nos mesmos ambientes. Mas , para que isso aconteça de fato, é impressidivel que trocamos as lentes do nosso pensamento, ampliamos a ideia que , EU Fabio , tenho de pessoa. É esse o processo , estrutural , ético e cultural, por que temos que passar  
 A parti do momento em que as pessoas com deficiência  consigam atuar no ambiente cultural ou seja: quando essa pessoa sai do signo da inércia e torna-se um ator da historia, é nesse 1m1omento que a inclusão deixa de ser uma ideia para se tornar real.
 Desempenhar esse protagonismo cultural significa a conquista de um espaço único desse individuo, significa ter uma autonomia que sempre foi furtada desse individuo, uma autonomia que esta além das limitações físicas, sensórias etc, que cria condições reais para que esse individuo tem voz na sociedade.
É importante se pensar a inclusão das pessoas com deficiências como um processo ‘’humano’’, cujo não deve se ater ao espaço da escola . Porem,  é de suma importância, que esse espaço assuma o papel de ser um ’provocador  dessa inclusão’’ de modo  a sermos capazes de    conceber uma  ética inclusiva .
 Porem, o processo inclusivo não deve ser visto como um fenômeno ‘setorizado’- um assunto que pertence ás associações , ou dos professores da escola inclusiva , nem tão pouco.  Essa temática tem que  ser de toda a sociedade. Algo que capaz de criar uma Cultura  compromissada em promover a  inclusão .de todos os indivíduos . O  compromisso   com o processo  de inserção da pessoas com deficiências  tem que sair das barras das nossas saias, para passar a ser, de fato, uma discursão que  perpasse todas as instancia  dessa sociedade.

Postar um comentário

0 Comentários