Jovens surdos são agentes promotores de saúde


Projeto da Secretaria municipal de Saúde capacita adolescentes em toda a cidade


Falar a mesma língua: esse é o principal diferencial de um grupo de jovens surdos que atua como agente multiplicador de Saúde junto a outros deficientes auditivos na Zona Oeste da cidade. Os oito jovens, moradores de Sulacap e Realengo, têm entre 15 e 18 anos e fazem parte da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, projeto da Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil que há cerca de dois anos capacita adolescentes no Centro de Saúde Masao Goto, em Jardim Sulacap. Quatro ouvintes também fazem parte da turma.
Com o objetivo de repassar o conhecimento a outros jovens surdos, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), os futuros agentes recebem informações sobre saúde, qualidade de vida, cidadania e prevenção de doenças. O projeto foi criado para facilitar o acesso à informação sobre saúde e, também, estimular um intercâmbio entre os jovens surdos e ouvintes. A estimativa é de que 70 mil deficientes auditivos vivem no município do Rio.
- Em nosso núcleo os jovens não ficam restritos a uma área. Eles têm uma importante atuação política e participam de fóruns e conferências de promoção de direitos. Por conta disso, acabam interagindo e transmitindo informações a um grande número de pessoas – afirma a professora Verônica Aparecida de Lima. Além do curso de formação do agente de saúde, no local  também há aulas de Libras para as famílias dos alunos e para moradores da região. Segundo Verônica, o campo de atuação dos agentes vai além dos bairros da Zona Oeste onde moram:
- Aqui em Sulacap, nosso trabalho abrange Realengo, Padre Miguel e Bangu, mas muitas vezes eles vão para outros bairros levar essa informação. Já participaram de duas conferências em Brasília, por exemplo, e de alguns encontros no Centro.
Um dos jovens integrantes do grupo, Paulo Henrique da Silva, 15 anos, explicou – com a ajuda de uma fonoaudióloga – como é o seu trabalho no projeto:

- Antes de fazer parte desse programa eu não tinha muitas informações sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), violência no namoro e outras questões da área de saúde, mas com a capacitação percebi a importância de repassar esse conhecimento para todos os meus amigos, surdos e não surdos. Ivana Soares, 15 anos, há quatro meses no projeto, revelou que a convivência com os jovens do polo tem sido uma experiência inovadora:
- Eu nunca tinha tido contato com pessoas surdas. Cheguei aqui por intermédio de uma amiga e quero ficar para sempre.
Existem na cidade dez núcleos da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde. A estrutura consiste em um coordenador e 10 jovens multiplicadores, que atuam sob a supervisão de dinamizadores, jovens com mais experiência.
Mais informações sobre a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde podem ser obtidas no site www.elosdasaude.wordpress.com, pelo e-mail elosdasaude@gmail.com ou diretamente no Posto de Saúde Masao Goto, na Avenida Carlos Pontes, Jardim Sulacap, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 17h, e pelo telefone 3111-6202.
 Imagem : Pedro Curi

Postar um comentário

0 Comentários