Professora que tem paralisia cerebral reflete sobre quadro da educação inclusiva em nosso país

Hoje o eficiente em foco recebe as opiniões de Maria Lúcia Lécas , formada e historia e geografia , a educadora, que tem paralisia cerebral, fala sobre a importância da educação inclusiva e como o Brasil está em relação a inclusão escolar.

 

Educação e inclusão

Países considerados desenvolvidos conquistaram posição de liderança no cenário geopolítico mundial porque seus governos decidiram investir em uma "educação de qualidade", acreditando que esta é a única maneira capaz de promover a cidadania , e. consequentemente, o bem está do povo e o desenvolvimento econômico de suas nações , não há duvidas de que uma educação de qualidade é a base de uma sociedade que pretende se sustentar por valores como a solidariedade e a generosidade humana. Somente é possível se aproximar deste estado de bem estar através da educação.

Entretanto, no Brasil infelizmente, ainda estamos muito longe de uma realidade educacional de qualidade, o que torna a questão da educação inclusa duplamente complexa, uma vez que para o Estado brasileiro nunca tratou a educação como um principio fundamental do desenvolvimento do País.

Diante a esse cenário não é difícil concluir que uma educação de fato inclusiva, com escolas e classes regulares em que todos tem oportunidade de está aprendendo, e para cada aluno matriculado sejam oferecidos meios de proporcionar o desenvolvimento das suas capacidades e o crescimento das suas potencialidades, passa prioritariamente pela modificação do status da educação de forma ampla, global e irrestrita para que seja possível proporcionar a todos, uma educação de qualidade e pela promoção de uma inclusão de qualidade, na escola, e na vida como o cumprimento um direito fundamental de qualquer cidadão, tenha ele uma necessidade educacional especial ou não.

Maria Lúcia Lécas Professora concursada das Redes Estadual e Municipal de Educação.

Nova Iguaçu - RJ.

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