Apesar das cotas e leis protecionistas índice de pessoas com deficiências cai 7,3%.

Pesquisa realizada por ong paulista registrou uma queda no numeiro de pessoa com deficiências empregadas com carteira assinada. Segundo o estudo da ong ‘espaço da cidadania’, em dezembro de 2007, 348,818 pessoas com algum tipo de deficiência conseguiram ter acesso ao mercado formal de trabalho , já em 2008 este numero caiu para 323.210 pessoas. No entanto, a pesquisa revela que, nesse mesmo período , houve um aumento de postos de postos de empregos . Entre 2007 e 2008 o número de trabalhadores cresceu de 37,6 milhões para 39,4 milhões.

Estudos como este vem confirmar o que nós, do eficiente em foco, estamos cansados de falar : não será com politicas assistência e protecionistas que iremos criar um caldo de cultura significativo que torne real a inserção das pessoas com deficiência nos setores produtivo da sociedade. Basta olhar, com o mínimo de atenção , para constatar que a lei das costas criou, na verdade, um cenário de sub empregabilidade nas empresas que , por força da lei empregam um numero determinado de pessoas com deficiências, mas não leva essa empresa a ter uma postura efetivamente inclusiva em relação a esse trabalhador.

Pelo visto as pessoas com deficiência ainda tem um longo caminho em direção a uma cidadania plena. O que se ver é que esse individuo saiu dos quartos escuros os das instituições de isolamento para ser , no máximo auxiliar de serviços gerais, nas grandes redes de supermercados. Essa é a inclusão que se tem hoje.

Postar um comentário

0 Comentários