Enquanto falam sobre inclusão ...

Este pequeno vídeo amado mostra a historia de Mariana, 22 anos, que tem um grave quadro de paralisia cerebral e microcefalia. A moça ‘vive’ com a mãe, no bairro Califórnia que fica na cidade baiana de Itabuna, em um barraco com esgoto a sua porta e sem qualquer assistência medica , de saúde básica ou terapêutica que, por exemplo, amenizassem a escoliose que já toma boa parte de suas costas. O vídeo que, diga de passagem , se torna cada vez comum nas redes sociais reflete algo que vai muito além de um drama pessoal, a historia de Mariana e sua brava mãe, dona Eunice, nos mostra a mentira que é a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.

Mentira que a gente finge ser verdade quando nos esquecemos de que o conceito de inserção social e, no campo da cidadania, tem a obrigação de conceber uma efetiva reestruturação dos serviços públicos de saúde , habitação , urbana que possa garantir à pessoas como Mariana condições básicas de sobrevivência, enquanto fingimos que a inclusão é algo que pode ser comodamente resolvidos sem se perpasse por uma nova postura social e cultural que provoque um olhar humano: que assista pessoas como Mariana nos seus DIREITOS básicos de pessoa humana, a inclusão não passará de uma bela figura de retorica com a qual, todos concordamos mas ninguém se dispões a colocar em patrícia.

É fato que Mariana não vai andar , falar, ou sair de seu quadro de retardo mental. Entretanto, também é fato que não é por causa disso que a jovem deixa de ser ‘pessoa’ que tem direito a viver com o mínimo de conforto. Algo que não seria tão difícil se aqueles que ‘falam’ sobre inclusão das pessoas com deficiência soubessem, de maneira efetiva da importância desse assunto , ao invés de reduzi-lo a discursão sobre vagas em estacionamento.

Caso alguém queira ajudar a moça no rodapé do vídeo há mais informações

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Não sei o que dizer e nem fazer mediante essa história. História retratada em poucos minutos de um simples vídeo que deflaga vidas de sofrimento e ao mesmo tempo de muito amor.

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)