Inclusão: Uma temática da cidadania brasileira

Um dos grandes equívocos quando comunicamos o tema da inclusão social e, da promoção da cidadania, das pessoas com deficiência é que, em grande parte das vezes fazemos da nossa ação política, essa se restringe a um discurso unilateral, chato e, principalmente, nada inclusivo. Eu mesmo já cair dessa tolice de achar que as pessoas que ‘defendem’ a inclusão ou nós que temos nossa deficiência teríamos legitimidade para falar sobre esse tema, como se a minha cadeira de rodas me fizesse PHD em inclusão. Felizmente, a gente evolui o bastante para rever, com mais serenidades, certas opiniões. Seria bom se as pessoas que falam sobre a inclusão como se tivesse a formula de uma sociedade inclusiva entenda que ou a gente envolve a sociedade ao Maximo nessa temática ou não vamos sair do lugar.

A parti da década de 90 se passou um novo momento na relação entre as pessoas com deficiência e a sociedade A gente entrou na era inclusiva em que você começa a me vê nas ruas, nas escolas, nos pontos de ônibus, mas ainda não formos apresentados de modo que, é nosso dever fazer com que a sociedade participar desse debate, e mais do que isso, fazer essa sociedade veja que este assunto pertence a todos.

Hoje em dia, a necessidade de termos mecanismos: arquitetônicos, legais e principalmente sociais , que permita acontecer a inserção das pessoas com deficiência na vida social do país , é um fato que felizmente , cada vez mais, esbarra, afeta e, mais do que isso, incomoda o cotidiano de um numero maior de pessoas .Uma vez que, a realidade sociológica dos nossos dias, não me permite mais trancafiar aquela pessoa que, eu e você, denominamos de pessoa com deficiência, e somos, em virtude disso levados a conviver na mesma escola, no mesmo local de trabalho ECT

Mas , se por um lado, essa realidade leva a sociedade a nos ver nas ruas , nos bancos escolares e no mercado de trabalho , essa mesma realidade nos obriga a sair de nossos casulos ‘inclusivo’ e permitir que esta temática seja debatida por todo mundo, afinal de contas, a inclusão social de qualquer segmento não diz respeito a apenas aquele grupinho, mas sim a sociedade: ao seu manel da padaria, a professoras que, nem em sonho , pensaram que um dia teria um aluno que não fala , não anda e é feio pra cacete na sua sala de aula .. são elas que vão conviver, trabalha e acima de tudo, será a parti da convivência com essas pessoas que vão saber armar nossa cadeira de rodas e , com toda razão do mundo, vão sim, ficar assustadas cada vez em que a gente tiver espasmo, que a nossa inclusão social sairá da teoria , do discurso ‘inclusivinho’ e passará a ser uma realidade de erros e acertos , ou você pensa que o sociedade é feita das tias da APAE ?

Justamente por isso é que o debate da inclusão não pode mais fica trancafiado nas mãos de um grupo de pessoas.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. "-Fábio. que Felicidade Poder Conhecer a Sua Linda História De Superação, Força E Determinação No Programa Do Vagner Montes. Há Pouco Tempo, Aos 35 Anos, Descobrir Que Gostaria De Ser Jornalista Esportivo Da Rádio Globo . Mas Achava Que Não Poderia Ser possível. Mas Com A Sua História De Vida, Mostra Que Todos Nós Podemos Conquistar Tudo Que Queremos. Parabéns Meu Grande Amigo. Continue Refletindo A Sua Luz Em Todos Nós. Um Grande e Carinhoso Abraço."

    ResponderExcluir
  2. Fabio, amei encontrá-lo fazendo o que de alguma maneira eu sabia que você iria fazer, quando dizia que você seria político.
    Ainda não lembrou de quem lhe escreve ?A tia Regina Mello,da Moretti,a "tia maluca" que levava vocês para biblioteca regional, para piscina de minha casa.Vamos manter contato(
    mellcorre@click21.com.br) grande Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Denise, sou brasileira, mas atualmente moro em Portugal. Estou aqui fazendo mestrado em Design de Moda. E estou desenvolvendo um projeto de Design Inclusivo, e devido a isso preciso MUITO da sua ajuda. Pois o meu objetivo como designer de moda não é apenas criar um vestuário “fácil” para o deficiente físico, mas sim um vestuário preocupado com as suas necessidades específicas, como a ergonomia, o conforto e principalmente com o design e a estética. Por estes motivos e para entender e tentar solucionar as verdadeiras necessidades do utilizador, conto com a sua colaboração no preenchimento deste questionário. Eu prometo que é simples e rápido!!! Desde já agradeço muito pela participação!!!



    E para vocês que possuem blog eu pediria que vocês colocassem também no blog. Tenho o email de vocês, e assim que a roupa estiver pronta, eu mandarei o projeto para vocês como forma do meu sincero agradecimento. Mais uma vez, MUITO OBRIGADA,

    Denise Helena Rutkowski Dias



    Link: http://www.encuestafacil.com/RespWeb/Qn.aspx?EID=861329

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)