O teatro abre as cortinas da inclusão


Todos sabem meu engajamento com a temática da valorização  cultural  das pessoas com deficiência. já há tempos venho me posicionando em torno da necessidade de se criar programas e ações que tragam a pessoas com necessidades especiais para a frente da cena cultural. Nesse  sentido, a oficina teatral inclusiva arte viva  vem promovendo a inserção cultural de jovens com necessidades especiais, que moram numa comunidade carente localizada no bairro de Realengo. A nossa ação tem o objetivo de ressaltar a voz desses cidadãos brasileiros que tem o direitos de serem respeitados, na sua individualidade, na sua potencia criativa.
Quando eu, e os meus amigos Jairo Santos e Willian Paula, pensamos na nossa ação , a frente da oficina teatral inclusiva arte viva, temos sempre como leme que o  protagonismo que a gente propões aos nossos alunos, exista em todos os espaços sociais que eles irão ocupar, ao longo de suas vidas. O que eu, pelo menos , quero que esse nosso trabalho gere um novo panorama social.
Mas, por que fazer uma oficina de teatro para alunos com graves problemas mentais?  Por que, eu que tenho quadriplegia , não ando , levo uma hora , de casa até Realengo , ou o meu amigo William pega um ônibus cheio , as oito horas da manhã? .. talvez seja porque a gente ainda acredita no ser humano e acreditamos que, no palco da vida, o mais importante não é as vezes em que você , só , está em cena. Mas, o legal mesmo, o que faz tudo ter sentido, é quando todos estamos em cena.

Postar um comentário

0 Comentários