Uma voz ensolarada


Quando eu ouvir a jovem cantora Vitória Lynn , 17 anos , no programa altas horas , cantando ‘Beral’, de Djavam , logo senti que tinha ouvido algo especial, simplesmente uma grande cantora. A jovem, que é cega, estava na plateia do programa de Serginho Groisman  acompanhadas de alguns colegas tinha uma voz ensolarada . A pedido do apresentador, a jovem cantou um trecho da música do compositor Alagoano, que estava sendo homenageado no programa. Um momento único.  A voz daquela jovem me houvera emocionado de tal maneira, que procurei saber um pouco mais sobre sua história. Vitória canta desde os sete anos. além de ser uma ótima cantora a jovem é um exemplo de superação .
Vitória é cega. Mas, isso não limita seu talento e seus esforços para que ela aprimore seu dom. a jovem ler e escreve partituras, através do método braile  e toca teclado, atualmente  estuda  música na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim. -‘Meu aprendizado foi muito bom. eu gosto de  música, então tudo fica mais fácil tenho uma professora de musicografia  Braille.’- conta a moça.   
Tive a alegria de conversar com Vitória. ela me contou que sua ligação com o canto vem de berço , a moça nasceu prematura e com graves problemas de saúde, e sua mãe cantava para ninar aquela vida tão frágil. -‘Nasci prematura de cinco meses e meio eu era uma bebê muito pequeno e não tinha muita chance de sobreviver e minha mãe cantava sempre que estava comigo talvez dai eu goste tanto de música.’ Disse Vitória
Mal sabia a mãe que o canto que ninava aquele bebê era os primeiros sons que alimentava os ouvidos de Vitoria, que deu seus primeiros passos na  música ainda criança. A menina começou a estudar  música aos seis anos ao participar de um programa de iniciação  musical. -‘Comecei estudar  música com 07 anos. Mais.  desde os 06 eu já cantava  comecei a estudar  música no ‘Guri’ que é um projeto de iniciação  musical , dirigido para crianças , promovido pela própria Escola de Música do Estado de São Paulo . Foi ali que comecei a me aperfeiçoar’.

Além de uma voz bela , Vitória tem um repertório de primeira , em seu canal no youtube www.youtube.com/vitorialynn,  podemos ouvir a jovem interpretar clássico da  música brasileira como ‘Rio Amazonas’ de Paulo Cesar Pinheiro e Dori  Caymmi, a minha preferida. A  música para Vitória é um modo de se com seu interior e deixar vim à tona as imagens que vão muito além do que a nossa vã visão é capaz de perceber . Vitória tem uma voz que toca o mais profundo sentido da sensibilidade dos amantes da boa  música brasileira. O canto desta jovem cantora superar todas suas limitações aparentes com uma beleza que apenas sua voz é capaz de conceber, simplesmente arte.

Postar um comentário

0 Comentários