Inclusão : precisamos ouvir também?

É fato que a inclusão das pessoas com deficiência já rendeu vários congressos, simpósios. Encontros e tudo o que você imaginar nessa seara de eventos. Já teve novela da globo sobre o assunto. Em fim, a inclusão é tipo a ‘voz do Brasil’- aquele programa de radio que vai ao ar as 19 horas, todos nós já ouvimos. Mas , pergunta se a gente prestou atenção... não estou invalidando os esforços das pessoas que se envolvem com a temática inclusiva , ate porque também milito nessa área. Contudo, as vezes me pergunto se não é hora de falar desse processo que afirma a cidadania de quase  14 por cento da população que em sua maioria vivem à margem dos sistemas de saúde , educação etc . acho que já deu para sacar que do jeito que a inclusão vem sendo tematizada ela não sai do lugar.
A primeira reação é colocar a culpa da insensibilidade da sociedade como. Toda via, não creio que esse seja o melhor caminho. Prefiro crer que devemos trazer a sociedade para dentro da inclusão. Mas, não como espectadores e sim como uma voz a ser ouvida. É ai que , na minha opinião, a porca torce o rabo , a gente sabe falar sobre inclusão, somos verdadeiros PHD’s. Mas será que estamos dispostos a ouvir?

Para finalizar esse texto vou citar uma frase da minha avó ‘quem só falar, corre o sério risco de ficar falando sozinho. ‘   é só um toque. 

Postar um comentário

0 Comentários