É preciso que o combate a corrupção faça parte da agenda de crescimento

Muito se fala que a operação Lava jato e o combate a corrupção que ela promove, de certa maneira, atrasa a progressão de uma agenda de desenvolvimento do país. Toda via, é preciso destaca que boa parte do atraso social                 e econômico que a sociedade brasileira vive hoje traz em sua raiz , justamente o não combate ao desmando causado pela corrupção, de  forma, eu creio que não há como dissociar a retidão da coisa publica com o crescimento econômico saudável , não me refiro à especulação que alimenta , em grande parte da corrupção , mas do capital que promove o desenvolvimento .
Eu creio que é preciso  dizer, em alto e bom som, que a população brasileira não aguenta, não compactua, não aceita, a corrupção. É preciso dizer isso, mostrar que o custo do atraso de todas instituições que tem influenciam na nossas vidas é caro , e esse atraso se deve , em grande parte à corrupção que desde sempre assola o nosso País. Eu trago, só para  aludir um exemplo. Na década de 90 o grande mal que assolava o Brasil era a inflação, e grande parte do sucesso do plano Real foi a atitude quase pedagógica do ex-presidente Fernando Henrique, que ia , na época da implementação do plano Real, a mídia explicar o que estava acontecendo. Ressalto que essa citação não é nenhum elogio a FHC, ate porque esse senhor tem muito a explicar à justiça brasileira.

Mas voltando ao assunto, hoje é preciso associar ao crescimento da economia o combate a corrupção. Um país corrupto é um país caro, injusto , e sobretudo , ‘um país corrupto é incompatível com o Estado democrático de direito’. Essa é o fato  que precisa  ser dito de forma clara, latente e diária. Essa é a obrigação de uma mídia responsável , de um ambiente acadêmico não entorpecido pela ideologia barata e, sobretudo, por uma classe politica que precisa ser refundada. Pois , uma sociedade saudável é aquela respeita suas instituições politica.   

Postar um comentário

0 Comentários