Grupo de dança em cadeira de rodas de Santa Catarina leva beleza de pessoas com deficiências

Dançar é um ato de liberdade e igualdade : É assim que a professora de dança , Tatiane Mahs, 30 anos. Define a expressão artística que ensina a um grupo de alunos com necessidades especiais de uma escola de Jaragua do Sul, em Santa Catariana. O grupo existe a quatro e faz da arte da dança um instrumento transformador : capaz de quebrar tabus e traduzir a plenitude de pessoas com deficiências motoras e metais . Segundo Tatiane o projeto tem com principio valorizar a autoestima dos alunos, concebendo um fazer artístico que faça com que eles vença seus próprios medos uma vez que a media de idade é de 30 a 40 anos. Tal processo , diz a professora , que foi a maior conquista de todo o grupo : ‘No inicio foi muito difícil, vinha a vergonha, a insegurança, aos poucos fomos trabalhando isso no grupo todo, e hoje somos um sucesso’. Diz Tatiana.

Atualmente o grupo conta com três integrantes e três professores. A professora explica que nas apresentações , cada professor auxilia a um aluno a executar os movimentos da dança , Tatiana também ressalta que a concepção das coreografia é realizada a partir das ‘limitações dos alunos: ’ a forma como montamos coreografia, vem basicamente do que os alunos conseguem fazer, Adaptamos as coreografias nos posicionamos para ajuda-los a saírem das cadeiras de rodas, a caminharem dentro da coreografia. Em fim para a dança aconteça de fato’ ratifica ela , que comenta a interatividade entre alunos e professores não se dá apenas no palco , mas em todo o processo de criação coreográfica: eles tem a participação total na montagem das apresentações .’ conclui a professora.

Tatiana acredita que o trabalho do grupo é um instrumento de transformação da visão da sociedade em relação ás pessoas com deficiências . e é justamente esse compromisso que ela e seus colegas, os bailarinos e professores Alenor, Fabio, Fabiane e os alunos tati, janira, wanderlei. Buscam passar para o público. Ela revela que o intuito do grupo é fazer um trabalho que possa romper barreiras e, principalmente superar preconceitos.

‘Nosso objetivo era mostrar para quem nos assistisse que a DANÇA É PARA TODOS. Nosso desejo é de fazer uma dança diferente que repercute na cidade e nas regiões, nosso grupo teve oportunidade convites para diversos eventos e isso que nos deixa mais feliz, pois sabemos que foi aprovado nosso objetivo e que todo gostam.’ Concluir ela

Para terminar nossa conversa peso a Tatiane que me defina: o que é dança.

‘Através da dança eu me liberto de tudo, e me torno igual a todos. É poder ir dançar para um público que te aplaude de pé, não por pena, mais aplaude de pé de orgulho e por nossa capacidade e mostra que somos iguais a todos.’ É com esse ato de beleza e cidadania que nos mostra o vídeo do grupo de Tatiane.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Olá

    Sou professora de uma escola estadual e estou aqui lhe convidando para conhecer nosso blog de LIBRAS onde o nosso objetivo é expandir a Língua de Sinais, pois somos escola pólo para atendimento da pessoa com deficiência auditiva.
    Se você tiver um tempinho e interesse pelo assunto, venha nos visitar. O endereço é:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/

    Abraços fraternos

    PS. EXTREMAMENTE EMOCIONADA COM O CLIP DE DANÇA DA APAE DE JARAGUÁ...QUE ORGULHO ME DAR SER CATARINENSE.....OBRIGADA POR COMPORTALHAR CONOSCO ESTE MOMENTO.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eh inevitavel nao se emocionar em ver esse video.
    E muito bom saber que pessoas com limitacoes tambem podem se expressar.
    Eh visivel a dedicacao de todos.

    Parabens a todos os alunos e Professores, e especialmente pra voce Tati.

    :)
    Leia

    ResponderExcluir
  4. Assisti o espetáculo e não pude deixar de notar a emoção dos presentes....
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Como integrante do grupo sinto-me realizada com o trabalho desenvolvido e com certeza a maior conquista foi fazer com que os educandos vencessem seus medos e desafiassem seus limites. Mérito a eles!

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)