Cristo e a valorização das diferencias

(Texto de palestrada apresentada no ‘I Encontro Inclusivo’ . evento realizado em 2016 , na capela de São Pedro)
Em Cristo todos somos iguais: Eu gostaria de trazer, nessa humilde fala, perante pessoas que tem muito mais conhecimento da palavra de Deus do que eu, algo que me é muito caro: Jesus inaugura a mais maravilhosa possibilidade do amor ao diferente , a alguém que seja oposto daquilo que, aos meus olhos seja belo, justo.. muito embora as sociedades pré-cristãs já se organizasse através de uma ética que busca o bem comum e ate o conceito de ‘filantropia’ já era evocado na Grécia. É Cristo quem vai conceber uma forma mais completa e perfeita forma de amar e , por consequência, uma forma de acolhimento do outro . são inumanas  as citações bíblicas em que Cristo rompe a ordem preconceituosa e vai em encontro a aquele que estava , naquele cenário sociológico dos dias de Jesus , e ate hoje, em muito casos,  estão a margem, excluídos . Cristo é a própria inclusão , visto que por ele somos cidadãos do céu.
Contudo, eu quero trabalhar, nesse nosso papo no plano das realidades terrena. Um exemplo de como Jesus respeita o outro é a historia do paralitico de Betesda, descrito no livro de São Joao, capitulo 5. ao se aproximar do paralitico Jesus o pergunta ‘o que desejas?’- muito embora a resposta  do paralitico, naquele cenário , fosse evidente, Cristo decide ouvi-lo, considerar a vontade, o desejo , de um individuo que era totalmente excluído, não visto na sua humanidade, por Cristo é acolhido, considerado na sua dignidade humana.
A grande cura que Cristo promove a aquele homem que, conforme o relato bíblico, passava seus dias a margem de um tanque, onde  a agua teria, supostamente poderes milagrosos, não é a de seu corpo. Cristo vai além das aparência e promove a inclusão daquele individuo , faz resplandecer a humanidade daquele homem. É  bom lembrar que na Judeia   tempos aos que relatados pelos quatros evangélicos, as pessoas que tinham algum tipo de anomalia viviam um contexto de total exclusão, vivendo expostos pelos caminhos, ruas, logradouros e praças públicas na condição de mendigo . Cristo promove a dignidade daquele paralitico e de todos os excluídos que passaram pelo caminho.
Cristo nos convida a incluir sempre
Certamente é a grande missão de todo cristão . Ou seja, de todo aquele que traz em si a marca de Cristo é incluir, a acolher o diferente, a olhar e se aproximar daqueles que estão a margem das convenções sociais. O convite que cristo faz. É para, como irmãos. nos encontramos nas nossas limitações e caminhamos juntos. 
Em especial , nessa tarde, o que, pessoalmente eu mais gostaria era que o trabalho que a associação objetivo vem realizando,  com a graça de Deus e a parceria com a Capela de São Pedro , possa ser ponte para que possamos cada vez mais promovermos a inclusão de todos os segmentos sociais excluídos, de maneira especial, das pessoas com necessidades especiais.
Mas não uma oca, 'da boca para fora'. Há de nascer uma inclusão genuína, que como Cristo rasgue o véu das aparências, dos rótulos, das frases feitas. Uma inclusão que mexa com o modo de ver o outro. Uma inclusão que nos faça ir ao encontro dele, ouvi-lo e considera-lo como Jesus fez com aquele paralitico e com muitos outros excluídos que encontrou pelo caminho
Uma inclusão real, concreta, que mova nossos olhares, nossos atos para as necessidades, mas sobretudo , para as potencialidade das pessoas com deficiência . Está aqui posto o grande 

Postar um comentário

0 Comentários