Por que é importante incluir?

Sempre que fala-se na temática inclusiva e, sobretudo da promoção da cidadania das pessoas com necessidades especiais, sempre fica no subterrâneo das retoricas apresentadas a nítida ideia de que apenas o segmento das pessoas com deficiência seriam beneficiadas por essa remodelação sociológica. Há um pensamento que, ate hoje infelizmente se mantem vivo , e bem vivo , que relaciona a inserção social de 13% da população brasileira como algo que impacta apenas esse segmento. Essa ideia é falsa, manca. Pois, não leva em conta uma gama de fatores, que na minha opinião diminui a compreensão da relevância da temática inclusiva no contexto social.
Pensar numa sociedade inclusiva é, inexoravelmente,  pensar em cenário sociológico em que o exercício da cidadania seja, de fato, facultado a todos. E mais, ter por principio ético a inclusão de todos a educação, ao lazer, a vida produtiva – dentro obviamente das possibilidades e aptidões de cada individuo – é eleger como centro gravitacional da preocupação coletiva, a pessoa. O individuo na sua integridade. Trazendo esse nosso papo para o cotidiano , quando, por exemplo , tornamos o espaço urbano acessível a uma pessoa que faz uso de cadeira de rodas, ou a um idoso com mobilidade reduzida , a uma mãe que necessita caminhar com seu filho no carrinho ou em qualquer outro caso com essas características estamos escolhendo como centro das preocupações coletivas, sociais e politicas, o cidadão , a pessoa.
Quando tirando a temática inclusiva do gueto e a damos a relevância que ela, de fato tem, constatamos que podemos analisar o gral de desenvolvimento de um País pode ser aferido pelo tipo de posicionamento que a coletividade que constitui aquele País tem, não com ‘as pessoas com deficiência’, mas com individuo. É esse o centro da questão inclusiva. É vital fundamentar essa temática não a um segmento - é tola essa visão-  o imprescindível é ter o principio da inclusão revestido a promoção da existência humana na sua plenitude e, de uma radicalidade ‘sadia’ pelo individuo.

Nesse cenário, a visão que teremos que de ter sobre o debate sobre uma sociedade inclusiva ganha a dimensão que deve ter.  A dimensão de um debate sobre que sociedade queremos ser, como essa sociedade quer se relacionar com o outro, seja esse outro quem for.

Postar um comentário

0 Comentários