Muito legal

SP – O instituto de arte do Brasil vai oferecer cursos gratuitos de capacitação profissional nas áreas de artes gráficas, cinema, circo, dança, fotografia, música, teatro, TV, rádio e projetos culturais para pessoas com deficiências. Serão oferecidas 20 vagas. A iniciativa faz parte do projeto ‘Sinal Verde Para a Inclusão" e tem apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) da cidade de São Paulo. O foco do projeto é formar mão-de-obra qualificada, que possa ser absorvida pela indústria cultural .

Conforme apontam varias pesquisas um dos maiores entraves de inclusão das pessoas com deficiências no mercado de trabalho é a total ausência de programas voltados para qualificar essa pessoa para o universo produtivo, cenário que começa a ser mudado com ações como essa.

Nesse sentido a politica de cotas que, obriga as empresa e o Estado , a destinar vagas para esse segmento, acaba por forçar iniciativas como essas , em que todos saem ganhando. Entretanto , o que fica, além dos benefícios a curto e médio prazo , é a consciência que a sociedade começa a ter de que não dá para tratar da temática das pessoas com deficiência com a velha visão assistencialista que ainda hoje predominante entre a sociedade e as pessoas com deficiência.

Postar um comentário

0 Comentários