Questão de cidadania

A inclusão das pessoas com deficiência deve permear a questão da cidadania brasileira. Que e debatida , não pelo ‘grupinho de sempre’. O grande pulo do gato , em relação a inserção é fazer com que a sociedade brasileira veja que promover condições mínimas para que; cerca 14 por cento da população brasileira possa existir , como cidadãos de direito , é um deve da sociedade brasileira .

Na contramão disso , o que se nota é que cada vez mais se ratifica uma maneira excludente com que se debate a cidadania de repito, 14¨% dos brasileiros . como se esse fosse, assunto menor ou que só preocupa àquelas ‘boazinhas’ ou que alguém ‘ESPECIAL’ em casa . enquanto isso se perdura as praticas sociais excludentes que sempre delimitaram a existência das pessoas com deficiência aos guetos de sempre: ás escolas especiais ; ás clinicas de reabilitação e ao poucos seminário que realizamos. E , onde as mesmas figurinhas falam a mesma ladainha

Ao contatar esse cenário fica fácil descobrir porque questões centrais do processo inclusivo das pessoas com deficiência como: acessibilidade nos centros urbanos e politicas reais de inserção desses sujeitos ao mercado produtivo e a EDUCAÇÃO INCLUSIVA, como o principio de valorização da cidadania de todas as crianças – com e sem deficiência- não passam de bela retorica que, todos acham bonitinho mas ninguém coloca em pratica .

Postar um comentário

0 Comentários