Crônica de um PC puto

Não é por nada não , mas é irritante a forma com que as pessoas tiram , roubam das pessoas com paralisia o direito de ser gente, isso mesmo, me intrica a capacidade que as pessoas que rodeiam crianças jovens e muitas adultos PC e que teriam o dever ético de promover aquele sujeito na sua plenitude , são os primeiros a sonegar dessa pessoa a possibilidade dela ser um indivíduo e, no caso dos adultos, pessoas que tem penis e vagina. Coisa obvia, mas quando se trata das moças e rapazes que tem PC parece que estamos numa novela de época . Os dois casos que motivam esse texto , embora não tem nada a ver , mostram como o pc é ainda percebido como um NÃO-INDIVIDUO , alguém que por não ter autonomia de fala ou de movimentos não possui , ‘supostamente ‘ condições de SER PESSOA cuja, pensa e interage no seu meio social, e o que me parece mais grave é que esse preconceito, horrendo, é travestido de atitudes que a um olhar, não atento, se apresentam com afeto , carinho ECT
O primeiro caso, ilustrado com vídeo disponibilizado ao fim do texto, mostra uma Professora, com seu aluno PC ,que deve ter seus 12 anos – por tanto , na fase em esse adolescente estar formando o seu pensamento sobre si – quando vimos que essa professora que , deveria estar estimulando seu censo critico o trata , patéticamente como bebê fico assombrado, não pelo menino que , se Deus quiser daqui a pouco vai encontrar alguém que o trate como gente. Mas por essa professora,como alguém que diminui tanto o outro pode formar cidadãos ? Pessoas plenas? Dela sim , tenho ao mesmo tempo medo e pena porque, se por um lado fica evidente a total desqualificação dessa senhora para formar qualquer tipo de pessoa – tenha esse aluno PC,.RM,.ou MN – merda nenhuma-, por outro lamento constatar que a grande maioria das educadoras que tem alunos com paralisia cerebral pensam e agem exatamente como ela , e o pior que isso passa batido, como se as crianças que apresentam PC fosse algo que não merecesse se tratado como individuo que tem o mínimo de inteligência .
Esse preconceito ‘adocicado’ tem conseqüência serias: Uma delas podemos ver quando chega a fase adulta, o PC tem que se posiciona perante o seu circulo social com uma pessoa que, como as outras, tem todo o direito de administrar sua própria vida e fazer suas escolhas. Evidente que todo esse caldo de sublimação do pensar desse sujeito leva em muitos caso, pessoas com paralisia cerebral serem infantilizado por sua família e amigos.
O segundo caso que fundamenta esse texto aconteceu no meu aniversario quando nuna reunião de amigos uma amiga de infância pc travava uma batalha em gloria para dizer as outras pessoas presentes as suas impressões sobre Penedo , é isso mesmo , cidade onde ela esteve com a família. A fala da moça que tem 33 anos era sempre cortada, editada e diminuída pelos os pais como se eles tivessem o direito de dimensionar com as falas deles as opiniões da filha. Lógico que esse relato de algo que aparenta ser pequeno é uma mostra das atitudes de preconceito que eu e você tomando diariamente com nossos ‘irmãozinhos’ PC.

Postar um comentário

0 Comentários