sobre o Fabio


Fabio Fernandes , jornalista, autor de teatro, foi o primeiro jornalista com deficiência a fazer parte da equipe da Secretaria Extraordinária de Comunicação Social – SESC- 2006 . atualmente, Fabio é integrante da equipe de assessoria de imprensa da Secretaria Municipal Da Pessoa Com Deficiência E  Tecnologia. Com experiencia de produção cultural inclusiva.
Fabio Fernandes, nasceu  em 27 de junho de 1974. É jornalista, dramaturgo e roteirista. Tem paralisia cerebral. Fabio, atua no cenário cultural desde 1998, quando estreou  com a peça teatral ‘O menino que falava com os pés’. O texto, direcionado ao público infanto-juvenil, é um dos primeiros espetáculos teatrais a tratar da temática da inclusão escolar de crianças com deficiência, sendo encenado em diversos espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro. Boa parte da obra do autor é voltada para a reflexão sobre a temática do reconhecimento da cidadania das pessoas com deficiência.   
Outro trabalho do autor a ganhar projeção foi o texto teatral ‘Meu irmão’, que foi representado no ano de 2006 pelo grupo de teatro ‘Histéricos’, em Portugal. Trabalhando sempre a perspectiva da valorização da cidadania das pessoas com deficiência, Fabio atuou como repórter na cobertura dos jogos Parapan-americanos de 2007, além de manter o blog ‘eficiente em foco’, um dos poucos veículos jornalístico voltado para a temática inclusiva, no ar há mais de 10 anos. O jornalista atualmente atua como repórter do portal da prefeitura do Rio de janeiro e presta colaboração à Associação Objetivo de Deficientes, entidade sem fins econômicos que age na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Fabio também se dedica a pratica de duais modalidades do para-desporto , a bocha adaptada, e o ‘petra’ , nessa ultima – que se consiste em uma corrida de triciclo, Fabio é o detentor do Record mundial nos 60m e 80m . sendo o primeiro atleta das Américas a conseguir tal feito.
Em 2014 Fabio Fernandes  lança seu primeiro livro, ‘BIM : Um Menino Diferente’, destinado ao publico infantil , o livro traz uma visão  bem humorada sobre a temática da inclusão das pessoas com deficiências . tendo com pano de fundo o cotidiano de um garoto, de 11 anos, que tem paralisia cerebral , o busca aproximar o publico infanto-juvenil das chamadas questões que envolve as crianças ‘especiais’ , Bim , ao contrario do que se poderia imaginar não tem nada de ‘especial’, é apenas um menino arteiro , inteligente, levado e feliz. O jornalista realiza palestras em que relata sua experiência de vida e fala sobre o momento da inclusão das pessoas com deficiência, na sociedade brasileira.
O jornalista realiza palestras em que relata sua experiência de vida e fala sobre o momento da inclusão das pessoas com deficiência, na sociedade brasileira. Atualmente o Fabio apresenta o programa ‘Papo cabeça com pé’ programa de entrevista com pessoas ligada ao cenário da diversidade cultural e inclusão social das pessoas com deficiência . o programa é veiculado no canal soumaisobjetivo no yutube
Ficou interessado em conhecer mais de perto o Fabio ?  

Leia  mais
http://odia.ig.com.br/diversao/2014-07-30/jornalista-com-paralisia-cerebral-lanca-bim-um-menino-diferente.html
http://www.revistareacao.com.br/website/Edicoes.php?e=100&c=10012&d=0

  

Postar um comentário

0 Comentários