Claudia Glabóis fala sobre novos rumos na educação inclusiva no Rio de janeiro

Foto de AF Rodrigues_2 Atualmente na rede municipal de ensino do Rio de janeiro estudam cerca dc 10 mil alunos que apresentam algum tipo de deficiências, grande parte deles ainda estão em escolas e classes especiais, um modelo de educação ultrapassado e segregadonista. Uma prova disso é que desde a ultima década de noventa a lei de diretrizes e bases da educação brasileira garante o acesso de crianças e jovens com necessidades especiais ás turmas do ensino regular, Apesar dos avanços obtidos nesse período em torno na inserção, tanto no aspecto legal como em experiências bem sucedidas em escolas de todo o pais de inclusão de alunos com e sem deficiência a exclusão escolar desses alunos permanece sendo uma realidade no contexto da educação em todo o Brasil. Para reverter esse quadro, no município do Rio e assegurar que alunos com e sem deficiência estejam presentes no mesmo ambiente escolar a atual diretoria do Instituto Helena Antipof, órgão da Secretaria Municipal de Educação responsável pelo ensino dos alunos especiais no município se esforça no sentido de conceber novos para digramas de uma escola de fato inclusiva.

Claudia Glabois, diretora do instituto fala sobre este trabalho que vem sendo realizado por profissionais de toda rede de ensino carioca no sentido de melhora a qualidade da inclusão desses alunos nas escolas municipais do Rio. Claudia começou nosso papo contando que logo que tomou posse, em fins do ano passado, percebeu que os serviços e recurso que o instituto oferecia a esses alunos precisavam ser descentralizados:

-‘’por exemplo, tínhamos aqui no instituto uma oficina vivencial que era um centro de adaptação de recursos pedagógico de excelência , só que essa oficina atendia um numero pequeno de alunos que tinham como vim ate aqui . Agora estamos fazendo com que profissionais que atuavam na oficina vivencial, estejam nos pólos e nas salas multifuncionais, nas escolas onde estudam alunos que de algum modo necessitam desse recursos ou adaptações. Com isso a gente dinamiza todo o processo de atendimento desse aluno e do professor ’. Disse ela

A diretora do instituto aproveitou paras anunciar a compra de vários equipamentos que auxiliam a autonomia dos alunos com limitações motoras e visuais. Segundo ela, nas próximas semanas estarão chegando mais de 50 lepi top para os alunos com paralisia cerebral , que tem limitações motoras e de fala: ‘para você ter uma idéia, ate o ano passado a gente uma impressora braile agora estamos comprando mais cinco’alem e. O mais importante é que esses recursos não ficam mais aqui no instituto mas sim nas escolas que é onde esse aluno precisa’. Destaca Claudia.

Ainda sobre novos investimentos que será feito ainda nesse ano em torno da educação inclusiva a diretora disse que através de uma parceria com o MEC será possível implantar 80 salas multifuncionais nas escolas com recursos tecnológicos e didáticos que favoreçam o processo de aprendizado de alunos com deficiência entre outros investimentos que estão chegando, ’a gente sabe que isso é pouco para atender as demandas da rede, mas é o começo ‘’ diz Claudia.

Claudia continua nossa conversa relatando que o envolvimento dos professores para que esse novo momento da educação inclusiva aconteça de fato. ‘é fundamental o comprometimento de toda comunidade escolar, ela conta agora mesmo o MEC está fazendo um seminário em 8 coodernadores das nossas equipes estivesse La, com gestores de todo Brasil, falando sobre os trabalhos desenvolvidos. Nesse mesmo seminário o rio recebeu um premio , a Escola Celestino da Fonseca foi premiada como a melhor escola da região sudeste por ter inserido seus alunos adolescentes que estavam nas classes especiais no peija . Esse trabalho acontece graças ao empenho do professor de sala de aula, ao apoio das professoras itinerante, das coordenadoras ou seja de todos profissionais da rede’. Fala Claudia .

Centro de Referência em Educação Especial Especial Instituto Municipal Helena Antipoff. Rio de Janeiro, Brasil, América Latina. Claudia também refletiu sobre a importância da educação inclusiva , não apenas para os alunos com necessidades especiais mas sim para toda a comunidade escolar . Ela ressalta que ao promover a presença de alunos com e deficiência na mesma sala de aula estamos dando um grande passo em direção de uma sociedade de fato inclusiva, capaz de conviver melhor com a diversidade. Ainda sobre esse tema ela lembra que historicamente sempre houve uma lacuna de convivência entre as crianças com e sem deficiência na escola que precisa deixar de existir. Para Claudia Grabois, pensar na educação inclusiva significa repensar o próprio sentido da educação: ‘A minha geração teve uma laguna de não conviver com alunos com deficiências na sala de aula e as crianças hoje sofrem as conseqüências dessa laguna da nossa geração e a gente não pode permitir que essa laguna continue a existir no cotidiano de nossas escolas’. Afirma Claudia .

Ainda sobre escolas e classes especiais a diretora do IHA pondera dizendo que a pesar delas representearem um atraso em relação ao modelo de escola inclusiva, defendido pelo MEC , seria uma insensatez acabar, de uma hora para outras com esses espaços ate porque , lembra Claudia Glabois que existem jovens com graves comprometimentos mental que tem nas escolas especiais a única possibilidade de socialização . Entretanto Claudia faz questão de ressaltar a educação inclusiva para todos os alunos.

Ainda sobre esse tema ela explica que ate bem pouco tempo atrás, em muitos casos, os alunos com deficiência que eram inseridos em turmas regulares e não se adequavam aquela nova realidade retornavam simplesmente as escolas especiais . Ale de gera uma frustração em toda a família, na verdade, esse retrocesso, na opinião da diretora expõe as deficiências não do aluno mas sim do sistema que deve ser aprimorado para acolher esse aluno respeitando suas especificidades :’ a gente nunca pode colocar a responsabilidade do não aprendizado em cima do aluno ,a gente tem que oferecer os recursos para que ele aprenda, tenha esse aluno a deficiência que tiver, essa e uma discussão ultrapassada ate porque a lei garante a esse aluno o direito de estar inserido nessa escola e cabe a nós oferecer os recursos e os recursos pedagógicos e as ferramentas para que isso aconteça ‘ conclui Claudia.

É um fato incontestável que a educação inclusiva alem de ser um direito que, a muito tempo vinha sendo negado a milhares de crianças e jovens com deficiência, é um avanço que convida essa nova geração a ser indivíduos melhores dos que hoje somos. A grande chorumela dos que , em pleno anos de 2010 , ainda defende o modelo excludente das escolas especiais é o mesmo papo que a pelo o menos a 10 anos ouço: ‘as escolas regulares não estão preparada para receber alunos com necessidades especiais’ , lamento informar que, assim como na vida , as escolas regulares somente poderão se adequar as necessidades de qualquer aluno a medida em que ele esteja dentro de suas salas de aulas. Espero que isso aconteça de fato nas escolas do município do Rio.

Imagens: AF. Rodrigues

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3 Comentários

  1. Reportagem show de bola!!!!
    Vc arrasa, amigo!!!...
    Sou privilegiada por sua amizade...
    PARABÉNS!!!!!

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  2. Só para informar à senhora diretora do IHA, há alunos na rede municipal que, apesar do discurso comprometido da direção do instituto, estão frequentando regularmente as aulas sem quaisquer suporte...ACREDITE!!!...
    Há alunos com paralisia cerebral que não podem frequentar as salas multifuncionais, simplesmente porque a SME não garante aos alunos assessibilidade à esses espaços. São alunos cadeirantes sem TRANSPORTE ESCOLAR...È MOLE?????

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  3. Oi amigo!!!! Bela entrevista. Gostaria de opinar dizendo que os recursos estão chegando, com certeza, mas e as capacitações para os professores saberem lidar com estes recursos e o mais importante como trabalhar com os alunos com deficiência em sala de aula numa visão e discurso inclusivo. Humm tá dificil, heim!!!!!!! A questão nas escolas não é só receber os recursos, falta conscientização, aceitação de mudanças e ação a favor de todos os alunos. Bjs querido!!!!!!

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