Galera do Bim

Apresentação 

 A apresentação do projeto de produção da série ‘A GALERA DO BIM’, em sua primeira tempord  para obter parceiros, apoiadores, patrocinadores e afins que viabilize a produção da serie direcionada ao publico infantil, sobre a temática da inclusão social das crianças com necessidades especiais. A web serie ‘A Galra do Bim’ é um projeto de dramaturgia inclusiva que trata da temática da inserção social e educacional de crianças com necessidades especiais. A historia é Baseado no livro infanto-juvenil ‘Bim um menino diferente , publicado em 2014, de autoria do jornalista Fabio Fernandes,  e revela um novo sobre as potencialidades das pessoas com deficiência. Composta de 10 Episódios de 05 minutos.
A trama gira em torno dos desafios de BIM (11 anos) personagem principal da trama que tem paralisia cerebral, e vivencia o momento de ir estudar em uma escola regular (onde apenas ele apresenta deficiência). No decorrer da trama, Bim de depara com situações de preconceito, até que a escola recebe convite para participar do torneio interescolar de xadrez, o problema é que nenhum dos alunos sabe jogar xadrez- nenhum uma virgular , o Bim sabe. A partir desse fato, toda a escola passa vê o personagem através das suas potencialidades e não pelo prisma da deficiência.
A produção da série ‘A Galera do Bim’ , desenvolvida para o publico infantil e adolescente,  trabalhando a temática da inclusão das crianças com necessidades especiais, constitui em uma produção de interesse educativo e que valoriza a diversidade.  
Concluo essa apresentação dessa proposta me colocando a disposição para esclarecimentos de itens deste projeto, bem como, a negociar essa proposta , a fim desse projeto possa ser executado de forma conveniente as  partes   

Proposta 

A proposta executiva desse projeto tem o proposito de obter parceiros, apoiadores e patrocinadores que nos produzir a primeira temporada do seriado ‘galera do Bim’ que será veiculado , a principio na web, ou em outro canal midiático que se interessar pelo conteúdo.  
A produção da web serie ‘A Galera do Bim’ traz como temática central a inclusão sócio educacional de crianças com necessidades especiais. Voltado para o publico juvenil, o roteiro pretende representar os princípios da educação inclusiva e da valorização da pessoa com deficiência e da cidadania desse segmento que, como sabemos tem uma imagem muito estereotipada e contextualizada dentro de percepções preconceituosa. Esse projeto pretende lança mão dos recursos da dramaturgia para tentar amenizar esse quadro de preconceito que ainda é evidenciado por quase a totalidade das pessoas com deficiência.
Salienta-se que a produção procura trazer, para o público juvenil, um tema de interesse de toda sociedade brasileira. Desde a década de 90 o Brasil é segmentário de diversos tratados internacionais que realça a importância de se incluir individuo com   
A opção pelo o publico infantil acontece pela possibilidade, que o público juvenil, nos abri de forma novos hábitos e costumes    
Público-alvo
Publico primário o público focal primário desse projeto é formado por crianças e adolescentes , pertencente a faixa etária entre 10 e 14 anos, com e sem necessidades especiais;  
Publico secundáriocomunidade escolar, particularmente professores do ensino fundamental e básico;   

Argumento 

A série ‘A Galera do Bim’ tem o intuito de representa a criança com necessidades especiais pelo aspecto das potencialidades , criatividade e alegria , nata a toda criança, inclusive as que apresentar algum tipo de com necessidades especiais . buscando mudar a visão que, de um modo geral, se tem sobre as pessoas com deficiência. o elemento impulsionador do argumento dessa obra de dramaturgia infantil  é apresentar a criança com necessidades especiais , sobre o olhar inclusivo , sobre uma perspectiva que busca inseri o personagem central da trama – um menino de 09 anos , que tem paralisia cerebral – no contexto escolar desvinculando dos estereótipos , que habitualmente são empregados nas representações culturais sobre esse segmento.
Sempre ao lado da sua fiel amiga ‘Ana’ (09  anos)  Bim enfrentam mil obstáculos e os vencem com bom humor e com pureza de criança. Bim conquista novos amigos e mostrar que as crianças com necessidades especiais, A  websérie ‘A galera do Bim’ gira em torno dos desafios de BIM (09 anos) personagem central da trama que tem paralisia cerebral, e vivencia o momento de ser incluído  em uma escola regular. O enredo  se desenvolve a partir da rotina de desafios e de superação de Bim. No decorrer da historia, Bim de depara com  situações de preconceito ate que a escola recebe convite para participar do torneio interescolar de xadrez, jogo que apenas o Bim sabe jogar  A partir desse fato, toda a escola passa vê o personagem através das suas potencialidades e não pelo prisma da deficiência. Nossa história começa no primeiro dia de aula de Bim na nova escola, onde muitos desafios esperam por ele. Ana, sua amiga, sai de casa apresada, mal toma o café da manhã, afinal de contas esse será um dia cheio de aventuras e ela prometeu de passar na casa de Bim para ir com o amigo para escola. Ao chegar na escola o suspense da novidade: como os alunos vão interagir com o Bim? Serão os professores vão entende-lo? Tantas perguntas, tantas aventuras para contar que emoções não vão faltar. É dentro no ambiente da escola que se desenvolvem o enredo dos desafios desse garoto com necessidades especiais levado e muito alegre. O ponto de virada da trama acontece quando a professora Paula descobri como Bim, aluno com necessidades especiais , que não fala , consegui se comunicar. Esse é o estopim que desencadeia as  problemáticas da trama da série. Esse ponto de virada ficar ainda mais interessante quando a escola de Bim recebe o convite para o torneio de xadrez, e a professora Paula descobre que, entre os alunos da escola , apenas Bim. sabe jogar. Estopim , que impulsiona toda a trama que mescla a dificuldade da turma em relacionar com um aluno com necessidades especiais e o fato Bim. é o único aluno que pode fazer com que a escola vença o torneio interescolar de xadrez. A trama ganha contorno gramatico quando o Professor Wudison. que com sua arrogância e preconceito consegue deixar o nosso aluno tão nervoso que ele acaba tendo uma convulsão, durante sua aula de matemática. Deixando as crianças na sala agitadas e preocupadas, Paty corre para sala da Professora Paula que imediatamente sai em socorro de Bim. A conclusão da trama se dá no dia do torneio de xadrez que Bim vence.
A  produção da web serie ‘A galera do bim’ traz como temática central a inclusão social das pessoas com deficiência. Voltado para o publico juvenil, o roteiro pretende representar os princípios da educação inclusiva e da valorização da pessoa com deficiência ,
O proposito central do projeto é utilizar a linguagem ficcional para promover a desmitificação da imagem das pessoas que apresenta algum tipo de deficiência , contribuindo para o fortalecimento de uma cultura inclusiva. A série é inspirada do livro ‘bim: um menino diferente ‘ do jornalista Fabio Fernandes, lançado em 2014.
O aspecto de inovação da websérie ‘a Galera do Bim’ está em trazer uma visão não estereotipada das crianças com necessidades especiais. O objetivo do enredo é, justamente apresentar o lado favorável das pessoas com deficiência. O enredo da serie ‘galera do Bim’ se norteia pelo intuito de representa a criança com necessidades especiais pelo aspecto das potencialidades , criatividade e alegria , nata a toda criança, inclusive as que apresentar algum tipo de com necessidades especiais . buscando mudar a visão que , de um modo geral se tem sobre as pessoas com deficiência. o elemento impulsionador do argumento dessa serie é apresentar a criança com necessidades especiais , sobre o olhar inclusivo , sobre uma perspectiva que busca inseri o personagem central da trama – um menino de 09 anos , que tem paralisia cerebral – no contexto escolar desvinculando dos estereótipos , que habitualmente são empregados nas representações culturais sobre esse segmento.  

Justificativa

A produção da web serie , ‘galera do bim’, resulta numa importante colaboração para a promoção da inclusão sócio educativa de crianças e jovens com necessidades especiais , uma temática de grande relevância no cenário educacional atual . O projeto traz um novo formato de abordagem dessa temática que pode colaborar para a criação de um novo paradigma na relação entre as crianças e jovens com necessidades especiais e a comunidade escolar, e , consequentemente , na construção de  uma melhor interatividade desse segmento , na sociedade brasileira .Obviamente esse projeto, que traz a preocupação com a promoção da cidadania de um segmento significativo de nossa sociedade, tem plena condições de constar da responsabilidade social de empresas.
O mérito da proposta de produção da web série resulta de seu intuito de lançar mão dos recursos persuasivos da dramaturgia para difundir o debate sobre a inclusão social e educacional  de crianças e jovens com necessidades especiais, tendo como vista proposito de contribuir para uma mudança de paradigma em relação a esse segmento da sociedade brasileira.
Por fim, saliento que as ações propostas nesse projeto, beneficia todo público infantil, e não apenas as crianças com necessidades especiais, visto que a inclusão das pessoas com deficiência , como já dissemos, é um tema que, cada vez mais se impõe na agenda das questões de relevância social .

Sinopse

 Serie ‘a galera do Bim’, tem como tema central o cotidiano de um  nosso personagem central , Bim, garoto de 11 anos, que tem paralisia cere vivencia as aventuras do seu primeiro dia de aula , numa escola comum . Nos primeiros episódios o personagem vivencia situações de preconceitos, sobretudo do Professor Wudison , que se recursa a aceitar bim como seu aluno , essa e bote aventuras nisso. A escola de Bim recebe o convite para um campeonato de xadrez, jogo que, entre os alunos da escola , apenas Bim. sabe jogar. Estopim , que impulsiona toda a trama que mescla a dificuldade da turma em relacionar com um aluno com necessidades especiais e o fato Bim. é o único aluno que pode fazer com que a escola vença o torneio interescolar de xadrez.  
A trama juvenil se desenvolve em torno  das possibilidades de interatividade entre crianças com e sem necessidades especiais, estimula uma percepção inclusiva mostrando que a convivência entre crianças com sem necessidades especiais pode ser harmoniosa.
A galera do Bim é uma série que mistura humor, aventura e suspense, tendo como base um conteúdo voltado para a aceitação das diferencia. 

Sobre o autor 

Fabio Fernandes, nasceu  em 27 de junho de 1974. É jornalista, dramaturgo e roteirista. Tem paralisia cerebral. Fabio, atua no cenário cultural desde 1998, quando estreou  com a peça teatral ‘O menino que falava com os pés’. O texto, direcionado ao público infanto-juvenil, é um dos primeiros espetáculos teatrais a tratar da temática da inclusão escolar de crianças com deficiência, sendo encenado em diversos espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro. Boa parte da obra do autor é voltada para a reflexão sobre a temática do reconhecimento da cidadania das pessoas com deficiência.  
 Outro trabalho do autor a ganhar projeção foi o texto teatral ‘Meu irmão’, que foi representado no ano de 2006 pelo grupo de teatro ‘Histéricos’, em Portugal. Trabalhando sempre a perspectiva da valorização da cidadania das pessoas com deficiência, Fabio atuou como repórter na cobertura dos jogos Parapan-americanos de 2007, além de manter o blog ‘eficiente em foco’, um dos poucos veículos jornalístico voltado para a temática inclusiva, no ar há mais de 10 anos. O jornalista atualmente atua como repórter do portal da prefeitura do Rio de janeiro  atuando na cobertura das paraolimpíadas Rio 2016. Fabio também é colaborador da Associação Objetivo de Deficiente.
Fabio também se dedica a pratica de duais modalidades do para-desporto , a bocha adaptada, e o ‘petra’ , nessa ultima – que se consiste em uma corrida de triciclo, Fabio é o detentor do Record mundial nos 60m e 80m . sendo o primeiro atleta das Américas a conseguir tal feito.
Em 2014 Fabio Fernandes  lança seu primeiro livro, ‘BIM : Um Menino Diferente’, destinado ao publico infantil , o livro traz uma visão  bem humorada sobre a temática da inclusão das pessoas com deficiências . tendo com pano de fundo o cotidiano de um garoto, de 11 anos, que tem paralisia cerebral , o busca aproximar o publico infanto-juvenil das chamadas questões que envolve as crianças ‘especiais’ , Bim , ao contrario do que se poderia imaginar não tem nada de ‘especial’, é apenas um menino arteiro , inteligente, levado e feliz. O jornalista realiza palestras em que relata sua experiência de vida e fala sobre o momento da inclusão das pessoas com deficiência, na sociedade brasileira.

Considerações finais
Desde já agradeço à atenção dada a esse projeto e me coloco ao inteiro dispor para explicações e ajuste que forem necessário a execução desse projeto

Postar um comentário

0 Comentários