Salto na educação de surdos: INES forma primeira turma de pedagogas especializadas em Libras da America Latina

O Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de janeiro, promove o primeiro curso de pedagogia bilinguim da America LOgAAAFqCl1e7fvdh43y_42ESUNGRpJqTAV54_TVffLkkkhZo6yVa5T9iMaYIgZ-1oohPXinBSUpgg1JEfgzgHut6pFwAm1T1UBNnDT1m71R3LCjLOtpAT4uieo2Aatina: Isso é, com disciplinas que destacam a Libras – Língua Brasileira de Sinais como um elemento fundamental no aprendizado de surdos. Alessandra Santana educadora do ensino especial do Rio de janeiro, foi uma das alunas da primeira turma desse curso que quebra mais um paradigma e pretende introduzir inovações significativas na educação de surdos.

Alessandra começa nosso papo falando sobre a importância do curso- ‘ Acredito que além de demonstrar mais uma conquista dos surdos, a formação de profissionais específicos na área da surdez refletem nos espaços sociais, efetivando a acessibilidade a educação para o alunado surdo. A professora ressalta que iniciativas como essa reafirma as possibilidades e as capacidade dos alunos surdo que, no parecer dela deve ser destacado : ‘Alem de ser sido uma oportunidade para nós, educadores nos aprimorar em relação a todo processo de ensino desse aluno surdos, o curso demonstra também a capacidade do surdo conquistar suas metas profissionais e acadêmicas. Essa formação nos possibilita fortalecer a Língua de Sinais como mediador lingüístico aprendizado’. Diz Alessandra.

A graduação teve a duração de 4 anos e alem de professores não surdos contou com a participação de alunos com surdos, que agora também estão habilitados a dar aulas ás crianças surda. Alessandra percebe o fato como um ganho uma vez que, alem do conteúdo acadêmico , a convivência acadêmica com colegas surdas também foi uma experiência enriquecedora: ‘A qualidade, competência e interesse dos Mestres e doutores da Instituição somado a possibilidade de estar com colegas surdas no espaço acadêmico que já passaram pelas etapas educacionais as quais meus alunos vivenciam possibilitaram discussões e conhecimentos para mim que certamente irão se refletir nas minhas práticas pedagógicas.’ Relata a professora acrescentando que a etapa de seleção, alem das provas normais do vestibular, para ingressar nesse curso o candidato tinha que presta testes específicos de conversação em Libras.

A professora, que já trabalha com alunos surdos, na rede municipal de ensino do Rio de janeiro afirma que todo o conhecimento adquirido nesses quatros anos a fez acreditar mais no potencial de seus alunos e a melhorar substancialmente a qualidade de seu trabalho como educadora: ‘O curso me deu ferramentas para organizar minhas aulas de uma forma mais agradável para meus alunos. Pois, tive a oportunidade de compreender o processo de construção, como se dá a organização dos conceitos e aprimorei na língua (na Libras) que efetiva a troca do conhecimento entre os surdos e surdos e ouvintes . hoje estou mais convicta de que posso caminhar para qualquer direção com os meus alunos, propiciando a eles desafios e propondo novas formas de se aprender tendo na Língua de Sinas como grande instrumento de mediação desse conhecimento’ conclui a professora .

A mensagem que me parece relevante destacar é que alem de uma oportunidade, sem duvida, inovadora e que traz de fato um instrumento de inclusão dos alunos surdos, essa experiência vivenciada por Alessandra, me faz pensar que a inclusão de aluno com qualquer tipo de deficiência não é uma questão burocrática, de retirar esses alunos das- falidas , ultrapassadas escolas especial para joga-los em classe de 40 alunos e com educadores totalmente despreparados para recebe-los, a grande virada que proporcionaria uma real inclusão dos alunos com deficiência começa com iniativas como esta do INES que aposta na qualificação daqueles educadores para que estes possam oferecer um ensino de qualidade e, de fato inclusivo, aos alunos surdos , PC , cegos ou qualquer outra deficiências.

O Instituto Nacional de Educação de Surdos fica na Rua das Laranjeiras, n㥁 232. Mais informações sobre esse e outros cursos oferecidos pela entidade podem ser obtidas pelos os telefones: 2285-7597/ 2285-7949/ 2285-7546

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2 Comentários

  1. Excelente matéria!!!! Acredito muito neste salto de qualidade na formação e aperfeiçoamento dos professores, por instituições governamentais, a fim de possibilitar aos professores melhores condições de trabalho com todos os alunos. Este é um dos grandes passos para uma inclusão de alunos com diferenças significativas. Vamos divulgar!!! Esta muito bom!!! Bjs Veronica

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  2. Que orgulho da minha amiga querida, companheira das lutas na educação da pessoa surda! De acordo com o Decreto-Lei 5.626/2005, há que se investir na formação dos profissionais envolvidos na educação de alunos surdos. Que bom estarmos num espaço que, apesar das intempéries, pensa numa inclusão justa e de qualidade. Parabéns, Alê! Laura Jane

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