Brasil ganha ouro e prata no primeiro dia da Bocha Paralímpica

A emoção tomou conta do público que assistiu, nesta segunda-feira (12/09), ao primeiro dia das competições da Bocha Paralímpica na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A dupla formada por Evelyn de Oliveira e Antônio Leme conquistou a medalha de ouro após derrotar a equipe da Coreia no jogo de pares da classe BC3 (atletas com maior grau de comprometimento motor). Mais cedo, o trio formado pelos irmãos Marcelo e Eliseu dos Santos e Dirceu Pinto conquistou medalha de prata após perder para a Eslováquia na competição de duplas mistas da classe BC4 (atletas com quadro de origem não cerebral, como distrofia muscular progressiva, esclerose múltipla ou lesão medular com tetraplegia).
 Apesar de estar ganhando até a terceira parcial, o trio - que já havia conquistado o ouro em Pequim 2008 e Londres 2012 - fez uma partida emocionante. Após o jogo, Eliseu destacou a participação da torcida carioca:
- Foi show de bola. A gente não esperava contar com essa torcida nos apoiando do início ao fim, até a última bola. Infelizmente ficamos com a prata, mas a torcida foi ouro.
 A Bocha estreou nos Jogos Paralímpicos Nova York/Stoke Mandeville, em 1984, mas os primeiros registros da modalidade datam de alguns séculos antes de Cristo, om a utilização de bolas de pedra. Na década de 70, o esporte foi adaptado por países nórdicos para pessoas com deficiência.
 Considerado um jogo de estratégia, é um dos esportes em que homens e mulheres competem juntos. Em alguns casos, o calheiro (que auxilia os atletas com maior grau de deficiência) é um familiar - muitas vezes, pai ou mãe do jogador. Durante a partida, os jogadores precisam lançar as bolas coloridas (bochas) o mais perto possível da esfera branca (bola alvo ou jack). Quem acumular mais bolas próximas ao alvo vence a partida.
 Este ano, são sete provas, entre disputas individuais, em duplas e por equipes. Desde os Jogos de Pequim, em 2008, Dirceu José Pinto domina a classe BC4 - é bicampeão paralímpico e campeão mundial, no individual e nas duplas. Nesta terça e quarta-feira (13 e 14), o atleta estará em quadra para as disputas individuais e mistas.

 As competições da Bocha Paralímpica reúnem atletas de 23 países e seguem até esta sexta-feira (16), na Arena Carioca 2. Ainda há ingressos disponíveis, que podem ser comprados pela internet. A programação completa está disponível no site dos Jogos Rio 2016. 

Postar um comentário

0 Comentários