Ter um filho especial pode ser uma experiência feliz


Eu tive a felicidade de entrevistar Josimary de Souza , mãe do Kauan( 00 anos) e da Isabela, que nasceu com  síndrome de west e epiteliais de difícil controle. Ao invés de fazer da sua historia um drama , Josilmary viu um novo horizonte , ela criou uma linha de roupas para crianças com necessidades especiais e que vai ao encontro das necessidades das mães atípicas na rotina de cuidados dos seus filhos. A entrevista foi uma bela oportunidade para a gente ressignificar vários estereótipos que vivem em volta da chamada “maternidade atípica”.

O que fica claro no decorrer da entrevista de Josimary, que vai ao ar na próxima temporada do “papo cabeça com pé” , é que Josimary é uma mãe, ponto final ,.com as alegrias, as angustias , os grilos, as preocupações de toda mãe. Claro que a condição especial da filha Isabela, é um fator de preocupação , de uma dedicação maior da mãe Josimary, porem, o que é latente em todo o relado de Josy é que, em nenhum momento isso muda a essência da maternidade dela, ela mãe de dois filhos,

Eu acho que hoje vivemos, sobretudo no âmbito da inclusão , é uma realidade em que os signos, as palavras de ordem , ocupam mais espaço  do que de todas as entranhas das relações humanas – quanto mais da maternidade , quando eu terminei a conversa com a mãe da Isabela e do Kauan , eu tive a concretude quase visível, de algo que eu sempre soube, ou seja que é preciso aprofundar o sentido humano das relações  humanas.

A temporada do “papo cabeça com pé” vai ao ar em outubro. no canal soumaisobjetivo

Postar um comentário

0 Comentários