Secretária de cultura fala sobre protagonismo cultural das PCD’s no programa papo cabeça com pé


A  Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa  Daniele Barros é a convidada de estreia do programa papo cabeça com pé . Em entrevista ao jornalista Fábio Fernandes, a responsável pela pasta da cultura no governo Cláudio Castro, fala sobre a importância de políticas públicas que estimulem o protagonismo cultural das pessoas com deficiência. Daniela  fala sobre o edital “cultura inclusiva nas redes” uma experiência pioneira de fomento a ações culturais produzidas por artistas que apresentam algum tipo de necessidades especiais.

-”Fomentar a cultura inclusiva é um desafio , especialmente nesse momento em que a gente precisa gerar oportunidades para aqueles que são diferentes.” Daniele afirmou que a politica cultural do governo do Estado precisa valorizar a convergência de setores diferentes da sociedade. No  caso especifico dos produtores culturais e artistas que apresentam deficiências é preciso valorizar o lugar de fala dessas pessoas no contexto cultural da cidade maravilhosa, esse é um dos eixos das politicas publicas da secretaria de cultura e economia criativa. Esse compromisso ficou muito claro na entrevista que vai ao ar nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, no canal do youtube soumaisobjetivo.

Daniele Barros, que também  é professora do ensino especial. Salientou que é preciso ver as pessoas com deficiências como atores culturais e protagonistas das suas falas nos cenários social e cultural. E o fomento continuado a políticas de inclusão é, na visão de Daniele o caminho mais eficaz para se colocar a questão da inclusão das pessoas com deficiência no lugar devido.

Saiba mais sobre o papo cabeça com pé.

O programa de entrevistas papo cabeça com pé é um projeto de mídia inclusiva e valorização da fala das pessoas com deficiência. Produzido pela associação objetivo de deficiente e do grupo arte dos suburbanos. O programa vai ao ar desde 2017 e traz como  apresentador o jornalista Fabio Fernandes , que tem paralisia cerebral grave. 


Postar um comentário

0 Comentários