O teatro e a ressignificação da pessoa com deficiência na sociedade
Cena da esquet primavera, com a jovem Daniela Barbosa |
Sobre um olhar mais profundo a
respeito da função do teatro no processo civilizatório percebe-se que o oficio
teatral tem o poder de trazer para o palco o que temos de mais humano. O
elemento humano é a essência de toda representação teatral . essa base humana é
o que faz com que o teatro , como manifestação cultural seja eterno e
imprescindível à nossa compreensão , de nós mesmos e do outro. Podemos então
elaborar uma relação intensa entre a manifestação teatral e a inclusão da
pessoa com deficiência . essa relação pode, e vem produzindo frutos numa mais
efetiva participação das pessoas com necessidades especiais na cena teatral.
Como autor de uma das primeiras peças
de teatro a retratar a temática da inclusão das pessoas com deficiência no
contexto educacional – o menino que falava com os pês - e mentor da oficina de teatro inclusivo arte
viva, tenho a clara convicção de que a presença da pessoa com necessidades
especiais na cena cultural e, sobretudo no ambiente da representação teatral é
um fator de extrema importância para a mudança de paradigma em relação a esse
segmento da sociedade brasileira. O teatro inclusivo, um movimento a que venho
me dedicando desde a década de 90 é um vetor de mudança sociais profundas, no
sentido de alargamos o nosso olhar para a diversidade humana.
É preciso valorizar a inclusão
cultural das pessoas com deficiência como uma possibilidade de trazer novas
vozes, novos olhares , novos significados a respeito do que seja ‘o ser
humano’. Como dizia Augusto Boal: ‘nós ainda não somos seres humanos completos
, a gente ainda está na pré-humanidade.’
Eu creio que somente alcançaremos a essa plenitude da nossa humanidade, a que o
Boal se refere, a partir do momento em que estamos todos em cena. Por isso , todo teatro
é inclusivo.
1 Comentários
Amei demais a inclusão e a parte fundamental da evolução de todos os povos. 😍😍😍
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