A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, no dia 17, um alerta mundial sobre os cuidados a pessoas com deficiência durante a crise do Coronavírus. Especialistas consideram que pouco tem-se feito em favor da prevenção do covide19 em relação as pessoas com deficiência e doenças raras muito embora esse grupo seja considerado de alto risco em relação ao contágio pelo vírus. O texto divulgado pela ONU afirma que pouco tem sido feito para orientar e apoiar o segmento na prevenção contra a pandemia. A nota lembra que grande parte das pessoas com deficiência e doenças raras precisam de cuidados de outras pessoas, o que em muitos casos inviabiliza o isolamento social dessas pessoas.
“Elas devem ter permissão para trabalhar em casa ou receber licença remunerada para garantir a segurança de sua renda. Familiares e cuidadores também podem precisar dessas medidas para fornecer o suporte necessário durante a crise. Muitas pessoas com deficiência dependem de serviços suspensos ou não têm recursos suficientes para fazer reservas de alimentos e medicamentos ou pagar os custos adicionais de entregas em domicílio.” lembra o texto da Organização das Naçoes Unidas
O texto lembra ainda que muitas dessas pessoas realizam atendimentos sistemático terapêuticos, nas redes de saúde. Nesses casos a recomendação que os profissionais, envolvidos nesses atendimentos, permaneçam em contato com seus pacientes. Como já vem sendo feito pelos profissionais dos centros de referencia da pessoa com deficiência da prefeitura do Rio de janeiro.
Outra preocupação expressa na nota é com a veiculação da informação e pede que veículos de mídia traduza seus conteúdos sobre o Covid 19 para a Língua Brasileira de sinais (Libras)
0 Comentários