Sociedades adultas são inclusivas


Promoção da cidadania das pessoas com deficiência é uma faceta imperativa do processo de maduração da sociedade brasileira . é um profundo erro imaginar que iremos conceber um tecido  social adulto nos esquecendo  ou melhor, fingindo que nos esquecemos de promover a entrada no estado de direito de cerca de 24 milhões de pessoas. Pensar numa sociedade que se constrói sobre o signo da exclusão é incompatível perante ao cenário atual.se no passado era viável pensar num modelo social que deixava de fora aqueles que não correspondesse ao padrão de normalidade , isso cai por terra n momento que o próprio padrão de normalidade está em cheque.
É cada vez mais premente o fato de que é preciso conceber um modelo de sociedade em que inclua as pessoas com deficiência,  é fato que as pessoas com deficiência não pode mais ficar na penumbra  da sociedade é inexorável que essas pessoas  venham para o meio da coletividade, participe da vida da escola , da praça , nas entidades representativas etc. Em virtude disso , a sociedade precisa costurar tecidos interpessoais que propicie a todos os que vivem interligado por essa sociedade. Alias . o fenômeno constitutivo de uma ‘sociedade’ somente tem razão de ser para favorecer a convivência dos agrupamentos humanos que a compõe. Excluir  segmentos sociais , em detrimento  de uma homogeneidade que não existe , porque nenhuma sociedade é homogenia , é negar o sentido de ser dessa entidade sociológica.
A existência social, não somente das pessoas com deficiência , mas sim de todos os segmentos antagônico a percepção da media ponderada dessa sociedade, é uma prova inequívoca da maturidade dessa sociedade e, sem duvida, promove o desenvolvimento sadio dessa sociedade 


Postar um comentário

0 Comentários